Congregação Yaoshorulita oCaminho

 Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

MAPA DO SITE

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

Minha Esposa - Minha Amiga

 
Imprimir

Marcos e Valéria não sabem como aconteceu, mas haviam perdido algo de precioso em seu relacionamento. Depois de 7 anos de casamento, 2 bebês, uma carreira promissora e um compromisso sério com os trabalhos da igreja, haviam se esquecido de cuidar de um "detalhe" em suas vidas: a amizade conjugal. Por não terem investido no desenvolvimento desta intimidade, perderam seu "primeiro amor".

Davi Merkh - Edição de oCaminho

A maioria das músicas populares fala de paixão e romantismo entre homem e mulher. Poucas destacam o que creio ser uma ênfase mais correta - e mais bíblica. Amizade no casamento é um desafio para investir na vida do seu cônjuge, não tanto no sentido romântico, mas no crescimento pessoal em intimidade e amizade.

Infelizmente, muitos homens encaram suas esposas não como "auxiliadoras idôneas" mas como "ameaçadoras medonhas". Preferem ter uma esposa que não questiona, não opina, não discorda, e que não pensa. São maridos inseguros e egoístas que são ameaçados por qualquer sucesso de suas esposas. Acabam abafando suas esposas. Não conseguem desenvolver uma amizade com elas.

Ao mesmo tempo, algumas mulheres preferem competir com seus maridos e não completá-los. Ao invés de jogar como um time, tentam ser a estrela do time num jogo individual. Também anulam a possibilidade de uma amizade bíblica no casal.

Uma outra ameaça à amizade conjugal é o corre corre das nossas vidas. Acabamos sacrificando o importante no altar do urgente. O bom acaba tomando o lugar do excelente. Pouco a pouco, de forma sutil e quase que imperceptível, perdemos a intimidade conjugal. Podemos alistar vários fatores que contribuem para o distanciamento do casal:

*Filhos (crianças "onipresentes" roubam tempo à dois; "filhocentrismo" faz com que o universo familiar gire em torno dos filhos e não do relacionamento conjugal)

*Serviço (pressão financeira, a tentativa de estabelecer uma vida confortável para a família, e a sedução de promoções e avanços na carreira fazem com que esqueçamos de investir na família)

*Ministério (demandas da igreja e o desejo até saudável de fazer investimentos eternos às vezes ofuscam prioridades divinas centradas no lar; para alguns, o desejo de manter uma aparência de "espiritualidade" leva para grandes investimentos na igreja e abandono da família – cuidado Hoshim, lembrem-se de Eli!)

*Bobagens (vários "buracos negros" no universo familiar sugam tempo que poderia ser investido no relacionamento conjugal: TV, jornal, amigos, telefone, esportes, internet, etc.)

A Perda do Primeiro Amor:

Há várias etapas na vida de um casamento. Mesmo que aquela "paixão" do namoro não continue acompanhada pelo "choque elétrico" que experimentávamos no namoro, a profundidade do nosso amor deve aumentar. E se não, devemos estar preocupados. A pergunta chave é: será que minha amizade com meu cônjuge está aumentando ou diminuindo? Amizade conjugal deve ser a grife que destaca o relacionamento a dois. Mas este nível de compromisso e companheirismo, como qualquer investimento lucrativo, envolve sacrifícios e alguns riscos.

Definição: Amizade Bíblica

O livro de Provérbios traça pelo menos quatro "níveis" de relacionamento inter-pessoal, desde "colegas" e "vizinhos" para "amigos" ("aquele que ama") e "íntimos" (veja Pv. 18:24, 27:10, 2:17). É interessante notar que o último nível, traduzido "maiores" ou "melhores" amigos em Pv. 16:28 refere-se ao relacionamento entre marido e esposa em Pv. 2:15-17. Em outras palavras, o padrão bíblico para o casal é que sejam melhores amigos, desenvolvendo uma intimidade cada vez maior em todas as esferas da vida: intelectual, emocional, física e espiritual. Este é o alvo: Minha esposa-minha amiga; Meu esposo-meu amigo.

Baseado no livro de Provérbios, podemos sugerir uma definição de amizade que aplica-se muito bem para o casamento (veja Pv. 14:20, 18:24, 27:6; 27:17, 13:20, 17:17):

Amizade é um relacionamento de compromisso mútuo, baseado em provas de confiabilidade e compatibilidade, que leva ao crescimento de intimidade em todos os níveis.

Cultivando a Amizade Conjugal

Se o padrão bíblico para casamento envolve compromisso que leva para intimidade (amizade), podemos perceber por que satanás ataca o casamento justamente neste ponto. Enquanto a Palavra do ETERNO afirma, "O que o CRIADOR ajuntou, não separe o homem" (Mt. 19:4-6), o alvo de satanás é romper o relacionamento conjugal. (1 Pe. 5:8).

Por isso o casal tem a responsabilidade de proteger seu relacionamento e desenvolver sua amizade a qualquer custo. Intimidade no casamento tem que ser cultivada. No namoro e noivado, a terra está sendo preparada enquanto crescemos no entendimento mútuo e auto-sacrifício. No dia do nosso casamento, as sementes são plantadas no jardim. O relacionamento tem que ser trabalhado, cultivado: precisamos capinar, arrancando as pragas de egoísmo, ativismo e preguiça que ameaçam estrangular as plantas pequenas. Precisamos molhar as plantas, dar nutrição para elas, junto com o calor do sol e bastante espaço para crescer. Assim precisamos crescer como um casal, cultivando nosso relacionamento como melhores amigos, compartilhando as alegrias e as tristezas de vida a dois, gastando tempo em qualidade e quantidade, juntos. Precisamos erguer cercas ao redor do nosso relacionamento, que não admitem terceiros no nosso jardim, sejam amigos, parentes, trabalho, ministério, ou, no pior dos casos, concorrentes. Todos estes matam o jardim, e destroem a amizade conjugal.

Desenvolvendo o Ministério "Marido/Esposa":

A instituição do casamento no Jardim do Éden deixa claro que o CRIADOR tencionou que a amizade/intimidade conjugal se desenvolvesse através do ministério mútuo entre marido e esposa (veja Gn. 2:18-24). Uma vez casados, o ministério marido/esposa toma precedência sobre todos os outros ministérios. Este foi o plano original do ETERNO, e continua assim no Novo Testamento (1 Tm. 3:4,5, 12; 1 Co. 7:32,33). Alistamos algumas implicações deste princípio:

*O casal deve servir um ao outro, completando e não competindo.

*A nossa tendência é de nos casar com alguém oposto de nós. Devemos apreciar as diferenças, e não tentar criar nosso cônjuge na nossa própria imagem (completar e não somar ou na pior das hipóteses: dividir)!

*Ministramos cada um para o outro conforme o padrão bíblico, maridos amando sacrificialmente suas esposas como o "líder-servo" do lar; esposas respeitando e apoiando seus maridos através de um espírito manso e de submissão voluntária (Ef. :25-32, Pr. 31:10-31, 1 Pd. 3:1-7)

*O ministério marido/esposa baseia-se na definição de amor bíblico, que sempre visa o bem-estar do outro e não de si mesmo. A seguinte paráfrase "amigável" de 1 Co. 13 serve como prova para ver se realmente estamos desenvolvendo um ministério de amor e amizade no casamento:

O amigo é paciente, é benigno;

o amigo não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,

o amigo não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses,

não se exaspera, não se ressente do mal;

o amigo não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

o amigo tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Crescendo em Amizade Conjugal: Idéias Práticas

Como podemos verter o quadro e renovar nossa amizade conjugal? A seguir, algumas sugestões práticas:

*Desenvolver um hobby juntos:

*Desenvolver um ministério juntos:

- Cultinho Ministério com Casais

- Classe GEL (Grupo de Estudos leigos).

*Estabelecer alvos conjugais/familiares

*Fazer Exercício juntos (andar, correr, jogar tênis, etc.)

*Passear (no shopping, parque, etc.)

*Fazer compras

*Fazer leitura juntos

*Sair para um retiro de casais; marcar saídas ocasionais - só vocês dois

Graças a o ETERNO há esperança para casais como Marcos e Valéria. Nunca é tarde demais renovar uma amizade.

Basta crer - e investir - no seu melhor amigo, seu cônjuge. É a melhor maneira de reconquistar seu primeiro amor.

Amnao!

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

OU: www.oVerboYaohushua.com

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.