SHEMA ISRAEL, ADONAI ELOHENU, ADONAI ECHAD! DEUT 6:4

 

O Propósito do ETERNO para o Relacionamento Conjugal (II)

Davi Merkh

Já vimos que o mundo corrompeu o propósito original do ETERNO para o relacionamento conjugal. O sexo virou mania para alguns, fobia para outros. Entre os propósitos bíblicos para o sexo, destacamos:

1. O sexo existe para refletir aspectos da imagem do ETERNO no ser humano (Gn 1:27, 2:24)

2. O sexo existe para promover intimidade total (conhecimento mútuo) entre duas pessoas.

A Palavra do CRIADOR inclui pelo menos mais 2 propósitos do ETERNO para a relação mais íntima entre duas pessoas:

3. O sexo existe para a procriação de novas imagens do ETERNO, e do casal.

Infelizmente alguns no decorrer dos séculos têm limitado o propósito do sexo para a reprodução da espécie. Embora procriação não seja o único propósito para o sexo, certamente é um propósito. É interessante que o primeiro mandamento na Bíblia tem a ver com o sexo e a reprodução: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a . . . " (Gn 1:28).

Nota de o Caminho: É digno de nota observarmos que dois dos Dez Mandamentos (7º e 10º) envolvem relações  ilícitas entre os seres humanos

Precisamos valorizar o significado teológico por trás desta ordem. O ETERNO queria que a imagem dEle, espelhado no homem e na mulher, fosse espalhada no mundo inteiro! Antes da queda, a união de Adão e Eva teria reproduzido pequenos espelhos da Pessoa do ETERNO, e também do amor do casal. Depois da queda a imagem ainda se vê, mas agora de forma ofuscada. Somente em Yaohushua é que esta imagem pode ser resgatada e o homem feito uma "nova criatura". Por isso a experiência sexual de um casal de cristãos, redimidos pelo sangue de Yaohushua e vivendo uma vida em comunhão com o ETERNO e um com o outro, deve ultrapassar por muito a imitação pobre oferecida pelo mundo. Este é o plano do CRIADOR!

Neste mesmo plano maravilhoso, como se o prazer da intimidade sexual em si não fosse suficiente, o CRIADOR acrescenta mais: filhos feitos não somente à imagem de dEle, mas à imagem do casal! "No dia em que UL criou o homem, à imagem do ETERNO o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua imagem, e lhe chamou Sete” (Gn 5:1-3). A procriação de novas imagens do ETERNO e novas imagens dos pais é um dos propósitos mais sublimes do sexo do ponto de vista do CRIADOR.

4. O sexo existe para o prazer e a satisfação de desejos profundos no ser humano.

Quando Adão foi criado, UL lhe deu a tarefa de dar nomes para os animais. Sozinho, ele completou a tarefa, que mostrou-lhe um fato alarmante. Depois que todos os animais haviam desfilado na frente do homem, ele percebeu que todos tinham seus pares, "para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora idônea" (Gn 2:18). Por isso é que o CRIADOR falara "Não é bom que o homem esteja só . . ." .

É interessante notar que o homem não estava literalmente sozinho. Havia cachorros e gatos no Jardim. O próprio CRIADOR iria andar com ele ao anoitecer. Mas estes relacionamentos verticais não eram suficientes para suprir desejos profundos para um relacionamento horizontal de companheirismo. E o homem precisava de alguém semelhante a ele para poder cumprir a ordem do CRIADOR (cuidar e guardar o Jardim—Gn 2:15). Não era bom que ele tentasse realizar a tarefa sem auxílio. Por isso, o CRIADOR deu ao homem alguém que fazia parte dele para desfrutar de intimidade e comunhão com ele, assim satisfazendo seus desejos mais profundos, e permitindo que os dois refletissem a glória do ETERNO, através do trabalho. O ato sexual é a consumação da satisfação e do prazer desta comunhão.

Provérbios 5 aconselha o casal casado a procurar esta satisfação mútua como forma de evitar a imoralidade: Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. . . Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias" (Pv 5:15-19).

O livro de Cantares foi escrito para exaltar a beleza de amor romântico e sexual dentro do plano matrimonial do ETERNO. Estes textos certamente desmentem a idéia de que o sexo por prazer está fora da vontade do CRIADOR!

O Novo Testamento ecoa este aspecto de satisfação sexual mútua no casamento. O apóstolo Sha'ul alista desejos sexuais como uma das principais razões do por quê casar-se ("é melhor casar do que viver abrasado", 1 Co 7:9). Também adverte os casais a não absterem por muito tempo da união sexual "para que satanás não vos tente por causa da incontinência" (7:5). O ponto não é o sexo em si, mas uma vida livre de preocupações sexuais para poder servir melhor o Reino do ETERNO. Por isso, o solteiro que tem seus impulsos sexuais sob controle está mais livre para servir ao Reino “de tempo integral”. Mas aqueles (a maioria?) que não têm esse “dom”, devem casar-se para poderem focalizar seus esforços no serviço do Rei, sem desvios e tentações imorais.

Apesar de toda esta beleza no propósito do ETERNO para a sexualidade, temos que admitir que o sexo não é tudo na vida do cristão. Infelizmente, nosso inimigo, o "sedutor de todo o mundo" (Ap 12:9) tem alcançado suas maiores vitórias contra a igreja de Yaohushua justamente neste ponto. Temos engolido as propagandas, revistas, novelas e piadas sujas que o mundo circula, barateando uma das mais sublimes e belas criações do ETERNO. O sexo tem seu lugar, mas não ocupa todo lugar! Devemos louvar ao CRIADOR pela Sua sabedoria e bondade em criar o sexo. Mas vamos manter o equilíbrio, não sendo sexofobíacos, nem sexomaníacos. Vamos louvar ao Criador, e não à Sua criação, “buscando em primeiro lugar o Reino do CRIADOR, e Sua justiça.” (Mt 6:33; Rm 1:22-32)

 

NOTA de o Caminho: Preparamos um Conjunto de “Regras” que podem (e devem) serem seguidas pelos jovens casais, durante a sua fase de namoro (e noivado). CLIC para conhecê-las...

 

FAÇA O CTA - CURSO DE TEOLOGIA APLICADA [UNITARIANO]

VOLTAR

Temas DVs

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

  

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A primeira edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está pronta! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

 

LANÇAMENTO: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.