o

Congregação Yaoshorulita oCaminho

 Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

MAPA DO SITE

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Dieta da desintoxicação limpa nosso organismo e emagrece...

 

Imprimir

As tentações da carne... Comidas rápidas, industrializadas. Tânia e Ariceli sempre estiveram às voltas com altas taxas de colesterol, triglicerídeos e com a balança. “Um dia peguei uma calça jeans e a calça não passava do joelho”, conta Ariceli Luz Porto, dona de casa. “Eu me preocupo mais com a saúde. Mas tenho consciência que eu estou com sobrepeso”, admite Tânia Vianna, relações públicas.

As duas decidiram encarar uma nova dieta de desintoxicação. Ou ‘detox’. “A dieta detox é uma dieta, um tratamento que vai estimular a saída de toxinas do nosso organismo. A gente vive num mar de toxina. Alimentos que têm conservante, corante, qualquer tipo de aditivo, agrotóxico. Às vezes hormônios, antibióticos que vêm na própria carne”, aponta a nutricionista clínica funcional Flávia Cyfer.

Andrea Henrique é especialista em detox há mais de 10 anos. “Você desincha, o teu corpo e o teu metabolismo começam a trabalhar muito melhor. Ninguém vive de detox. Você vai viver de detox se for uma filosofia de vida. O detox é para você fazer por um período determinado e depois entrar com uma reeducação alimentar”, afirma Andrea Henrique, chef de gastronomia naturalista.

“E você pode fazer em casa. É uma faxina geral. Os produtos de limpeza são alimentos que costumam ficar de fora do prato de muita gente. Couve, brócolis, frutas vermelhas, sementes como linhaça e chia, castanhas, quinoa. É uma alimentação natural, sem corantes, conservantes, produtos químicos. A detox não é só para quem come carne. Carnívoros ou vegetarianos: ninguém esta livre das toxinas”, explica a repórter Mônica Teixeira.
“Acho que o tópico um é tirar os produtos industrializados de dentro do armário. Quanto mais verdura, mais legumes, mais grãos, mais sementes. Isso é uma alimentação saudável. Produtos que vêm da feira”, esclarece Andrea.

Quando o corpo está intoxicado, logo dá sinais. E não são poucos. “O sono já não é tão nutridor. A gente acorda de manhã e sente as articulações mais duras, o movimento é mais difícil”, comenta José Luiz Azevedo, terapeuta ayurvédico.

“A pessoa que acorda com a pálpebra inchada, dedo inchado. Acordar sem fome é outro sinal clássico de estar intoxicado. E a fome vem lá no final do dia. Ou às vezes a pessoa começa a ter algumas alergiazinhas que ela nunca teve. Começa a dar uma coceirinha aqui, outra bolinha ali. Memória ruim, cansaço é muito comum também. Problema de libido. Enfim, são muitos os sintomas”, aponta Flávia Cyfer.
Tânia se prepara para começar a dieta e o Globo Repórter vai acompanhar. “Tudo que eu fizer ou deixar de fazer, ela vai registrar”, conta Tânia mostrando uma câmera.
Existem vários tipos de dietas desintoxicantes. A detox tradicional é sem lactose, sem glúten e sem proteína animal. Ou seja: nada de leite e derivados. Alimentos à base de farinha de trigo, cevada, aveia, também não. E não pode carne nenhuma.

“As aves, que hoje a quantidade de hormônios*, de antibióticos que elas recebem, elas acabam vindo como uma bomba de toxinas. Infelizmente, hoje, o salmão também, porque a gente compra um salmão de cativeiro, então ele recebe hormônio. E aí não tem ômega 3, que dê jeito contra todas essas toxinas que vêm nele também”, explica Flávia.

* Nota de oCaminho: Os efeitos destes hormônios residuais na carne (principalmente o frango e, por ser mais barato, é o alimento cárneo que mais está presente no cardápio brasileiro) é estimular o desenvolvimento precoce das meninas que cada vez mais menstruam mais cedo [9 a 11 anos], desenvolvem seios e "amadurecem" mais cedo... Nos meninos, as consequências são alarmantes: afloram o lado feminino, isto é, nossos meninos estão sendo transformados em gays. Observe que atualmente - não é moda, é pandemia - milhares tem "saído do armário" e, mais de 90% dos "gays" são [seriam] homens...

Tânia escolheu fazer a desintoxicação com as orientações de um especialista em medicina indiana. “É uma dieta que a gente propõe que seja feita por um período curto. A gente está fazendo com que o organismo acorde seu metabolismo e o seu poder de autocura e o seu poder de expulsão daquilo que não é natural, digamos assim”, explica José Luiz Azevedo.

Mas tem um segredinho: a massala [Receita abaixo]. Para a medicina indiana, os temperos são tão importantes quanto os principais alimentos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e funcionam como antídotos para as toxinas que a gente come. “Principalmente, pimenta, cominho, coentro, cravo, canela”, diz José Luiz. Basta tostar em panela aquecida e bater no liquidificador. Suco verde também não pode faltar. De espinafre com cenoura.

No primeiro almoço: arroz integral e legumes temperados com a massala. “Nesse momento, claro, se eu disser que não estou sentindo falta de sal ou de um tempero um pouco mais forte. O tempero mais forte não, mas do sal com certeza”, comenta Tânia. E não é só do sal que Tânia vai sentir falta...

Monica: Então, no seu ambiente de trabalho, você tem a tentação sempre por perto? Tânia: Sempre. Um estalar de dedos, e ela está na minha frente.

Como não existe dieta mágica, Tânia vai precisar de muita disciplina. Ariceli conseguiu.

Globo Repórter: Desde o início da sua dieta até agora, quantos quilos você perdeu? Ariceli: Pesei hoje: 24kg.

Ela fez a primeira desintoxicação há um ano e dois meses. “No começo eu estranhei porque é sem lactose e sem glúten”, conta Ariceli. “Muita gente pode discordar, mas vou falar que o glúten é uma das coisas que mais intoxicam a gente também. Está aonde? Na cerveja, no biscoito, no bolo, no pão, no crepe, na massa, na lasanha”, explica Flávia Cyfer.

Globo Repórter: O que você comia antes? Ariceli: Batata frita, hambúrguer, queijo. Sorvete, bolo, bastante pão. E essa transformação toda só foi possível depois de uma grande mudança dentro de casa e começou na cozinha. Refrigerante, por exemplo, não entra mais. E não é só isso. A lista de compras agora é outra.

A Ariceli deixou de consumir produtos industrializados e passou a comer muito mais frutas, legumes, verduras. Alguns que ela nem conhecia antes. E a vantagem é que com isso a conta do supermercado também emagreceu.

“Mais sequinha, mais saudável e mais barata”, diz Ariceli. “A gente pode fazer da detox uma dieta cara, ou uma dieta barata. Quando a gente está fazendo uma dieta detox, a gente está voltando ao nosso passado, onde existiam folhas, frutas”, ressalta Flávia Cyfer.

Para facilitar, Ariceli bate a couve fresquinha com um pouquinho de água. E assim tem sempre à mão cubinhos de clorofila congelada. Você pode fazer também gelinhos de salsinha com hortelã. E descobrir novas receitas de suco verde.

Uma outra dica: “Em vez de comprar um suplemento caro que vai estimular um crescimento de bactérias boas pro intestino, pra fazer uma defesa contra a entrada de toxinas, você pode fazer uma biomassa de banana verde”, diz Flávia. Basta cozinhar a banana verde por 25 minutos, amassar e conservar na geladeira. Pode misturar na sopa, no molho de tomate ou até comer com um pouquinho de canela.

Agora, quem pensa que a Ariceli está passando fome, está enganado. “Muito enganado. É uma reeducação alimentar”, garante. E até o filhinho da Ariceli aprovou a vitamina de leite de arroz com banana, cacau e linhaça.

E a Tânia, como está se saindo? “Bom, hoje é o terceiro dia da dieta da Tânia e o Globo Repórter foi até o lugar onde ela trabalha pra ver como é que ela está se adaptando a essa nova rotina. Vamos dar uma olhadinha como está a Tânia”, diz a repórter Mônica Teixeira.

“Acabei de preparar o meu suco verde. É o suco das 11 horas. Estou levemente atrasada, mas acabei de tomar. Estou super disciplinada”, conta Tânia, que comemora: “Um detalhe hoje importantíssimo: a minha camisola favorita que estava ajustadinha. Hoje eu levantei e já percebi que a bichinha estava solta no corpo. Foi outra surpresa agradabilíssima. Não é esse o objeto principal, mas oba!”.

No prato do dia, um poderoso alimento desintoxicante: o inhame. “Dizer pra você que eu abriria mão disso com o maior prazer pra esse tipo de alimentação, isso não seria verdade, de forma alguma. É complicado. Você tendo essas coisas gostosas à sua mão e pensar ‘hoje o meu almoço vai ser arroz integral com lentilha e inhame com salada de rúcula”, conta Tânia, que comenta: “São 13h15. Estou um pouco atrasada, mas pelo menos o meu almoço está aqui. Vamos ao pozinho mágico, aquele dos temperos. E a outra orientação também foi usar o óleo de gergelim. Que senão a comida fica muito seca. Já não é essas coisas. Se ainda for seca, aí piorou”.

Na casa da Ariceli, a alimentação que ajuda a desintoxicar já faz parte da rotina. No dia da gravação tinha salada, peixe no forno e temperos frescos. O novo cardápio caiu no gosto da dona Odete também. Ela começou ajudando na cozinha. Provou e também emagreceu. “Gostei muito, viu? Eu perdi uns quilinhos bons. Dezoito quilos”, conta Odete Gomes, empregada doméstica. “O emagrecimento vai ser uma consequência e - principalmente - vai ser uma consequência de mudanças de hábitos acompanhados de uma reeducação alimentar. Os benefícios vão muito além da balança”, diz Andrea.

Globo Repórter: Hoje você é uma nova mulher? Ariceli: Sou, com uma autoestima lá em cima, o intestino funcionando bem, uma capacidade mental melhorou, a rinite eu quase não tenho. Eu tinha muita crise de rinite, melhorou muito a alergia. Tenho disposição. É outra coisa, sou muito mais feliz, hoje eu sou uma mulher feliz.
Para Tânia é só o começo: “Eu amei a comida hoje, amei. É o quinto dia, não sei se você acaba se adaptando ao tempero, à pouca quantidade de sal, mas a comidinha vou um negócio que eu estou raspando. Tem aqui uma folhinha da rúcula que eu estou catando. O prato está completamente pelado”, conta.

Será que os dias de desintoxicação deram resultado? Globo Repórter: Chegou a hora da verdade, de subir na balança: 1,6kg a menos em apenas cinco dias. E a fita métrica revela outra surpresa: Perdeu 3 centímetros de cintura. Os exames de sangue mostram que o colesterol caiu de 209 para 183. Triglicerídeos de 70 para 37. Até a pressão baixou. “Eu estou muito feliz com o resultado”, diz Tânia.

Um mês depois reencontramos a Tânia na consulta de rotina com a cardiologista. Boas notícias: o colesterol baixou mais ainda. “Sem uso de medicação apenas com mudanças de estilo de vida e escolha da alimentação correta, hoje ela tem um colesterol de 167. Ela tinha no início do programa 209. Então, foi realmente uma melhora expressiva”, ressalta Rossana Rodrigues Moreira, cardiologista e geriatra. E Tânia ainda perdeu mais alguns quilos: 5,6 quilos no total. “Está nas nossas mãos. É preciso muito pouco pra que você recupere a sua saúde e possa ter um padrão de vida físico e mental de qualidade”, afirma Tânia.

Globo Repórter - carnívoros x vegetarianos (Foto: rede globo)

Globo Repórter - carnívoros x vegetarianos

RECEITAS

# Suco Verde

- 1 copo de cenoura cortada em rodelas
- 2 copos de espinafre (só as folhas, sem o talo)
- 1 copo de água

Bater tudo no liquidificador e coar em peneira grossa antes de beber. Se quiser, pode adicionar uma colher de mel.

# Suco de Couve com Laranja

2 a 3 laranjas
1/2 litro de água mineral gelada
2 folhas grandes de couve com o talo
Açúcar ou mel a gosto

Coloque no liquidificador as laranjas sem as cascas, acrescente a água, as folhas de couve cortadas em pedaços grandes, o açúcar (ou mel) a gosto e bata tudo

Opção: Substitua a laranja por Capim Cidreira + 1/2 limão

# Maionese a base de isoflavona, cenoura, azeite e óleo de gergelim ou arroz e água.

Colocar no liquidificador
- aproximadamente 300ml de água
- duas a três colheres das de sopa de isoflavona (proteína isolada de soja em pó).

Bater brevemente. A consistência deve ficar similar a um creme leve (acrescentar mais água ou isoflavona se estiver muito grosso ou muito ralo).

Com o liquidificador ligado:
- Colocar entre duas a três cenouras, previamente cozidas e descascadas. Assim que elas tenham sido totalmente incorporadas no líquido ir colocando o óleo bem devagar.

- A maionese começará a ganhar consistência. Usar também um pouco de azeite extra virgem e sal.

O ponto certo, como em qualquer maionese caseira é quando o cone de sucção do liquidificador vai se fechando e o creme chegando na textura desejada. Pode-se colocar temperos de ervas e limão a gosto.

# Leite de amêndoas

Ingredientes
- 200 gramas de amêndoas cruas (sem sal, não torradas).
- 1 litro de água filtrada ou mineral.
- 1 fava de baunilha (retire as sementes) ou 1/2 colher de chá de essência ou extrato de baunilha.
- 1 pitada de sal marinho
- 2 colheres de mel

Modo de preparo
- Colocar a amêndoa para hidratar por 8 horas.
- Lavar as amêndoa em água corrente.
- Bater todos os ingredientes junto com a água.
Coar em uma peneira fininha ou em um pano que nunca foi usado.

# Polpa de banana verde
- Colocar 5 bananas verdes com casca na panela de pressão e cobrir com água.
- Levar ao fogo.
- Após apitar a pressão, deixar por mais 25 minutos.
- Retirar as bananas, descascar e amassar a polpa. Guardar na geladeira...

# Molho de tomate com polpa de banana verde
Cozinhar em uma panela
- 1kg de tomate
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- ½ alho poro
- 1 maço de manjericão
- 1 maço de cheiro verde
- 1 cenoura.
- Temperar com pouco sal e pimenta.Desligar o fogo e deixar esfriar. Bater no liquidificador somente o sólido, junto com 2colheres de sopa de polpa de banana verde.

# Como fazer a Massala

- 1 colher (sopa) de cominho em pó
- 1 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó
- 1 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó

Em uma frigideira tostar rapidamente todos os ingredientes, como se fosse fazer uma farofa.

Cuidado para não queimar. Tão logo sinta que estão levemente tostados, apagar o fogo e armazenar num pequeno vidro, o qual você possa carregar na bolsa, pois vai usá-lo durante o almoço e ao jantar, na medida indicada na dieta.

O restante deve ser acondicionado hermeticamente. A função da massala é ativar seu metabolismo e poder de digestão o que irá eliminar as toxinas naturalmente.

 

# Os Segredos do Legítimo Prato Vegetariano

Que tal um legítimo PF vegetariano? Mas não basta tirar a carne, é preciso seguir cinco regras básicas:

1 - Feijões no lugar da carne.
“Primeiro passo para você tirar a carne é colocar o grupo dos feijões no lugar da carne. Os feijões tem uma composição perfeita. A pessoa não precisa comer soja nunca se ela não quiser numa dieta vegetariana”, explica Eric Slywitch, médico nutrólogo da Sociedade Vegetariana Brasileira.

2 – Pense no desenho do prato.
“A forma simples de fazer esse PF é dividir o prato em quatro partes iguais. Duas dessas partes, metade do prato, a gente vai colocar o grupo das hortaliças. Que são as verduras, as folhas e os legumes. Quanto mais verde, mais colorido for o prato, vai ser melhor, por ter mais nutrientes. A parte de baixo, ou seja, um quarto desse prato, a gente vai colocar o grupo dos cereais. Aqui vai incluir o arroz, o milho, as batatas poderiam entrar aqui também. E o outro um quarto do prato a gente coloca o grupo das leguminosas, que são os feijões e isso inclui, ervilha, lentilha, grão de bico”, afirma Eric Slywitch.

3 - Para melhorar a absorção do ferro, é preciso comer alimentos ricos em vitamina C junto com a comida.

4 - Deixar o feijão de molho.
Eric Slywitch: Então você consegue absorver melhor o ferro, o cálcio e o zinco, principalmente que esses alimentos que contém.
Globo Repórter: então, essa é uma dica para as donas de casa na hora de cozinhar feijão?
Eric Slywitch: deixa de molho por 8 a 12 horas. Antes de cozinhar, despeja essa água e cozinha numa água nova.
Globo Repórter: isso vale para todas as leguminosas?
Eric Slywitch: todas as leguminosas. Ervilha, lentilha, grão de bico...

5 - Atenção para não trocar carne por gordura.
“Trocar carne por ovos e laticínios não é uma troca adequada, porque esses alimentos têm mais gordura inclusive do que a carne”, ressalta Eric.

Mas será que não falta nada mesmo? “O reino vegetal não contém a vitamina B12. Essa vitamina é importante para as funções neurológicas. Toda a atividade intelectual, tudo que demanda concentração, memória, atenção, demanda um gasto maior de vitamina B12 pelo corpo. Vitamina B12 são carne, leite, queijo e ovos. É uma vitamina que demanda atenção para quem é vegetariano e para quem não é vegetariano. A gente encontra comumente pessoas comendo muita carne, com deficiência de B12”, completa o médico nutrólogo.

NOTA FINAL DE oCAMINHO: Não somos radicais quanto à alimentação; apenas nos abstemos dos alimentos chamados imundos, nas Escrituras [Gn 7:2; cf. Lv 11]... Porém, pense nisto: na Nova Terra, a morte [o último inimigo] não mais estará presente e sendo assim, como você pretende adquirir carne?

CRUDIVORISMO - Alimentação Viva!

VEGANA - Vegetarianismo levado a sério!!!

 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

OU: www.oVerboYaohushua.com

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.