Congregação Yaoshorulita oCaminho

 Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

MAPA DO SITE

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

O Ano 2250 a.Y. e o Legado Espiritual

Há quase 2500 anos, o filósofo grego Heráclito disse: "O caráter de um homem é o seu destino." Tinha razão, mas poderíamos acrescentar: "E o caráter de um homem pode ser o destino da sua família."

Essas são boas notícias para alguns, más notícias para outros. Provérbios nos lembra do valor de se ter um pai que é homem do CRIADOR: "No temor do CRIADOR tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos" (Pv 14:26). Em outras palavras, o pai de caráter moldado pelo CRIADOR dá aos filhos uma proteção contra muitos perigos.

Ao mesmo tempo, o pai sem caráter lapidado pelo CRIADOR, pode acabar com sua família: "A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá" (Pv 14:11). Somente a graça do CRIADOR pode livrar de um ciclo de destruição e perversão vindo do pai. Mas, pela graça do CRIADOR, o ciclo vicioso PODE ser interrompido!

A "maldição de família", que alguns pregam hoje, não é uma ênfase bíblica, mas sim, a "benção de família", a mensagem da graça do CRIADOR que estende misericórdia para famílias carentes: "Eu sou o CRIADOR teu UL, CRIADOR zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" (Ex 20:5,6). Enquanto um pai perverso pode influenciar negativamente seus descendentes por 3 ou 4 gerações (se a graça do CRIADOR não intervir), um homem com coração voltado para o ETERNO verá a misericórdia do CRIADOR derramada em sua família durante mil gerações!

Nota de o Caminho: Estas comparações soam como uma parábola e demonstram o poder abençoador do CRIADOR que é infinitamente maior do que a Sua ira!

Como pai de 6 filhos, este princípio da Palavra do CRIADOR me anima. Como almejo ver não somente meus filhos, mas meus netos . . . e bisnetos . . .e trinetos . . . e tetranetos . . . andando com o CRIADOR! Como seria uma herança tremenda para deixar para eles! Que impacto a minha família pode ter para eternidade! Como o sociólogo Neil Postman comentou: "Filhos são as mensagens vivas que enviamos para um tempo que nós mesmos não presenciaremos."

Recentemente, li uma história na Palavra do CRIADOR que ilustra o poder do legado de uma pessoa que teme ao CRIADOR em Jeremias 35. No livro de Jeremias, o CRIADOR condena a desobediência do Seu povo por meio de uma série de profecias e advertências duras. Mas não adianta nada. O povo rebelde não dá ouvidos ao CRIADOR. Neste contexto, Ele chama o profeta Jeremias para dar uma lição objetiva ao povo de Judá através de uma família relativamente insignificante de nômades. É a família dos recabitas. A história deles me motiva a ser um pai que deixa uma marca no mundo por meio de minha família.

Os recabitas eram descendentes de Recabe, que viveu durante o reino perverso de Israel. Yaonadab, filho de Recabe era amigo do rei Jeú, que provocou uma reforma parcial em Israel destruindo os adoradores de Baal (2 Rs 10:15-23). Mas, quando a reforma de Jeú parou, Yaonadab continuou, provocando uma reforma completa, começando com sua própria família. Ele deu ordens para seus filhos e todos os seus descendentes que parecem estranhas hoje: não beber vinho, não edificar casas e não fazer nenhuma plantação. Em vez disso, viveriam para sempre como peregrinos na terra.

Não entendemos totalmente a razão por trás destas ordens mas, naqueles dias de caos espiritual, fica evidente que Yaonadab queria proteger a sua família da corrupção, tanto urbana quanto rural, preferindo a vida de abstinência e simplicidade. Tomou providências para preservar o nome da família por intermédio de uma reforma corajosa que começou em sua própria casa.

Mas, o importante nesta história não é tanto o que Yaonadab exigiu dos seus descendentes, mas o fato de que, ele conseguiu transmitir para a posterioridade: obediência, honra e respeito pelo ensino do pai. Em Jeremias 35, o CRIADOR envia o profeta Jeremias com um teste: tentar convencer os recabitas a beber vinho na Casa do CRIADOR, mas eles se recusam, baseados na ordem do seu "pai", Yaonadab. O que é incrível, é que nesta altura, cerca de 250 anos já havia se passado! Imagine! Havia entre 6 e 10 gerações entre Yaonadab e os recabitas de Jeremias 35. Em todos estes anos, nenhum deles havia se apartado da instrução do seu "avô"!

Em termos contemporâneos, seria como se meu "nonoavô e nonavó", Matthäus Merkh e Maria Agatha Buhl, casados em Reutlingen, Alemanha no dia 30 de janeiro, 1719, tivessem iniciado uma tradição espiritual que continuasse até hoje (infelizmente, não sei de nenhuma). Além de superar as pressões e tentações de um mundo e inimigo hostis, a própria transmissão desta tradição seria complicadíssima. Qualquer um que já brincou de "telefone sem fio" (em que uma mensagem é cochichada de um para outro) sabe como é difícil acertar a mensagem original. Mas os recabitas fizeram exatamente isso.

Mas, em vez de olharmos para trás, prefiro olhar para frente. Será que eu sou um Yaonadab, pronto para iniciar uma "mensagem" que ainda será transmitida daqui a 250 anos, no ano 2250? Pela graça do CRIADOR, posso ter este tipo de impacto no mundo, se Jesus não voltar antes! Será que você, querido pai ou querida mãe, com coração aquecido pela graça do CRIADOR, pode ser fiel na transmissão de sua fé e de valores bíblicos para que seus descendentes, em 2250, ainda andem nos Caminhos do CRIADOR (isto, dentro do futuro governo do nosso Messias, aqui na Terra)? Será que você, jovem solteiro, poderia ser usado algum dia para iniciar uma cadeia de gente fiel ao CRIADOR, por séculos?

Pense só em termos dos números envolvidos na questão: se um homem casasse com 25 anos de idade e tivesse 2 filhos e se seus descendentes seguissem esse padrão, haveria um total de 1023 descendentes de testemunhas fiéis à graça do CRIADOR daqui a 250 anos, um legado forte de recabitas futuros!

A fidelidade, a obediência e a honra aos pais, exemplificadas pelos recabitas, foram um testemunho muito marcante para o povo de Judá, cuja infidelidade, desobediência e desonra ao CRIADOR e aos seus profetas levava-os à destruição. No final da história, o profeta pronuncia uma bênção divina sobre a família dos recabitas, que nos lembra de como o CRIADOR honra o pai cujo coração pertence a Ele: "Assim diz o CRIADOR dos Exércitos, o CRIADOR de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Yaonadab, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, e tudo fizestes segundo vos ordenou, por isso assim diz o CRIADOR dos Exércitos, o CRIADOR de Israel: Nunca faltará homem a Yaonadab, filho de Recabe, que esteja na minha presença" (Jr 35:18,19).

O legado dos recabitas continua nos desafiando hoje. Quero ser um pai como Yaonadab, fazendo de tudo para que meus descendentes andem nos Caminhos do CRIADOR. Quero ensiná-los a Palavra do CRIADOR. Quero viver uma vida exemplar perante eles, de piedade, integridade e confissão dos meus pecados. Quero estabelecer tradições familiares saudáveis, que transmitam as histórias da fidelidade do CRIADOR à nossa posteridade para sempre.

O CRIADOR ainda está despertando famílias de recabitas, a começar com pais com coragem de ser diferentes dos demais. "O caráter de um homem é o destino de sua família." Que o ETERNO nos dê homens com caráter lapidado pela graça do CRIADOR e transmitido para a próxima geração . . . e a próxima . . . e a próxima . . . e a próxima . . . e a próxima . . .

DAVID MERKH

 

FAÇA O CTA - CURSO DE TEOLOGIA APLICADA [UNITARIANO]

 
 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

VOLTAR

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.