Congregação Yaoshorulita oCaminho

 Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

MAPA DO SITE

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

Solteirice!

Sem dúvida um dos "problemas" principais que temos enfrentado na vida dos jovens para quem ministramos é a "solteirice". Trata-se de uma preocupação que aflige tanto homens quanto mulheres, embora as jovens talvez fiquem mais desesperadas por causa dos próprios "tabus" culturais. Simplesmente é mais difícil para a mulher tomar iniciativas, do que o homem.

Alguns fatores agravam a situação:

*Comentários feitos pelos próprios "amigos" e parentes, tais como "Você não se casou ainda?" "Não está na hora de você arranjar um namoradinho?"

*Limitações impostas pela igreja e pela própria Bíblia, tais como "não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos..." (2 Co. 6:14), que parecem diminuir muito o "mar" em que vamos pescar.

*A falta de oportunidades de conhecer outros jovens cristãos, comprometidos com o CRIADOR e com Sua Palavra.

*A propaganda da mídia que deixa a impressão de que, se você não tiver a aparência de "estrela" de Hollywood, não vai conseguir atrair ninguém, ou que algo está errado com você!

A perspectiva bíblica é diferente, e esta perspectiva precisa ser resgatada. Conforme o apóstolo Sha'ul, ser (ou estar) solteiro não é como ter cólera ou a praga bubônica! De fato, em termos de serviço para o Reino do CRIADOR, é preferível continuar livre das preocupações conjugais e familiares para poder se dedicar de corpo e alma à obra do CRIADOR (1 Co. 7:8). O apóstolo acrescenta um "porém", que é justamente a tentação sexual que pode distrair o solteiro de tal forma que não é mais capaz de servir o Reino "de corpo e alma". De fato, os desejos do corpo interferem com o trabalho com vidas.

A implicação deste texto é que o normal no plano do CRIADOR é o casamento, e que a maioria, por causa de desejos sexuais que o CRIADOR lhes deu, deve procurar casamento. Mas ao mesmo tempo existem alguns, que por chamado e dom do CRIADOR tem uma capacidade sobrenatural de permanecer puro, no celibato. Estas pessoas têm grande vantagem, pois poderão se dedicar 24 horas por dia à causa do CRIADOR. Embora talvez não tenham a mesma experiência de vida para um ministério focalizando casados e famílias, quem disse que a nossa autoridade baseia-se em experiência? Esta limitação é recompensada no tempo, energia, e recursos que o solteiro pode dedicar no serviço de Cristo em outras esferas.

A dificuldade da solteirice está justamente neste período de descoberta se tem ou não este dom do CRIADOR, e se não, como viver puro com os desejos sexuais, como achar a pessoa que o CRIADOR tem para você, etc. Podemos afirmar o seguinte:

1) É possível viver sem sexo. Certamente o CRIADOR exige isso, durante várias fases de nossas vidas, e Ele não seria injusto para requerer o que também não capacita. Para isso torna-se necessário o jovem criar hábitos de vida que evitam ao máximo as situações de grande tentação (programas de TV, músicas que fazem mal, revistas pornográficas, etc.)

2) Neste interino, o jovem solteiro precisa orar muito pela vontade do CRIADOR para sua vida, e confiar de todo o seu coração na soberania de um CRIADOR bom, que há de suprir todas as nossas necessidades, na hora devida. É absolutamente imprescindível fugir da mentira que diz que ficar solteiro é a pior praga que poderá acontecer na vida de alguém. É só olhar para a tragédia de um casamento infeliz (na maioria, hoje) para descobrir o que é pior — ficar "encalhado" para sempre, ou casar-se mal, e encontrar a verdadeira miséria.

3) O jovem – ainda-solteiro – que acha que o CRIADOR quer que ele se case também deve fazer a sua parte. Mais uma vez encontramos a soberania do CRIADOR e a responsabilidade do homem lado a lado. Além de orar, o jovem "pescador" precisa ir ao mar! Implica talvez em programar intercâmbios com a mocidade de outras igrejas; frequentar retiros, acampamentos e congressos jovens; ir a concertos evangélicos; matricular-se em cursos teológicos, assim unindo o famoso "útil" e "agradável".

4) Enquanto solteiro, o jovem deve prosseguir com seus planos de vida como se nunca iria se casar, mas ao mesmo tempo desenvolvendo qualidades de caráter e "beleza interior" (não seria tão ruim se desse um pouco de atenção para o exterior também!) para poder ser o melhor cônjuge possível, se o CRIADOR o permitir.

Ser (ou estar) solteiro é uma praga? Creio que não. Pelo contrário, é um privilégio dado pelo CRIADOR para a pessoa desenvolver cada vez mais um caráter lapidado em Yaohushua hol'Mehushkháy, uma dependência total na soberania do ETERNO, e um compromisso integral para com a obra dEle.

DAVID MERKH

FAÇA O CTA - CURSO DE TEOLOGIA APLICADA [UNITARIANO]

 
 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

VOLTAR

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.